5 dicas para saber se o seu projeto é financeiramente viável

Escrito por:

Marketing FK

Como saber se um projeto é financeiramente viável?

 

Quando você precisa iniciar um novo projeto, você sabe por onde começar a analisar a viabilidade dele? Neste texto daremos 5 dicas para você iniciar um projeto sabendo se ele é financeiramente viável!

1.Um horizonte de tempo a analisar

Se você projetar 70 anos de fluxo de caixa para frente, provavelmente seu projeto vai se repagar e vai valer a pena ser feito. Mas você tem essa visibilidade toda quanto ao fluxo de caixa? Com exceção de algumas concessões muito específicas como rodovias ou energia elétrica, não conseguimos enxergar muito além de 4 ou 5 anos. Quanto tempo para frente você projetou?

2. Comparação entre projetos em bases de risco iguais

Se você não fizer esse projeto, onde seu dinheiro vai ficar? Muito analista compara alternativas de maneira equivocada, de um lado um projeto alavancado e com muito risco, de outro, o CDI. Claro que não se pode fazer isso sem ajustar o risco das alternativas. Pode-se usar, por exemplo, o Pure Play Method para isso.

3. Comparação entre projetos em bases de tempo iguais

Então um projeto tem payback em 3 anos, mas os fluxos de caixa são constantes e outro tem payback em 5 anos mas, os fluxos de caixa são crescentes? Não se pode comparar os projetos apenas assim, a “olho nu”, você tem que colocar as alternativas em bases iguais de tempo. Pode-se usar o MMC ou o Pagamento Anual Equivalente.

4. Opções de saída

Você descobrir no primeiro ou segundo ano que o projeto era ruim, não precisa esperar ir até o fim do 10º ano para perder o dinheiro. Você pode buscar projetos que te dão “saídas de emergência” caso algo dê errado. É o que chamamos de “Real Options”, saber incluí-las no projeto e calcular o quanto de valor elas geram é uma arte, essencial para os projetos atuais.

5. Cenários

Ver se o custo do seu empréstimo se altera ao longo dos 10 anos do projeto? E se você quebrar um covenant e tiver que reduzir o tamanho da dívida? É preciso simular algumas combinações de catástrofes para perceber que algumas delas são mais impactantes no seu negócio do que outras. Ao conhecer essa sensibilidade você pode buscar se proteger delas.

 

O curso Analise de Viabilidade Financeira de Projetos da FK Partners cobre as principais lacunas que envolvem novos negócios. É aplicável aos profissionais do Mercado Financeiro que lidam com Project Finance, Venture Capital, M&A, Tesourarias de Empresas, áreas de crédito. Saiba mais clicando aqui.

 

Publicado em 16/17/2021

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Por que devo saber mais sobre produtos financeiros de tesouraria?