Certificação CFP®, entenda como funciona e por que ela é importante

Escrito por:

Imagem do professor Irineu Rodrigues - Curso de CFP da FK Partners

Irineu Rodrigues – CGA, CGE, CFP

Em virtude de algumas dúvidas pertinentes sobre a CFP® (Certified Financial Planner) o noss propósito através desse conteúdo é responder os principais questionamentos que recebemos.  Como funciona a certificação? Qual a importância dela para a sua carreira? Como é o exame e o que é necessário para obtê-lo? Como se preparar para esse exame?

 

 04 | ago Tempo de leitura:10min.

Certificação CFP®, entenda como funciona e por que ela é importante?

A certificação CFP® (Certified Financial Planner) é importante e fundamental para quem deseja trabalhar como Planejador Financeiro. É extremamente reconhecida por Instituições Financeiras que atuam no atendimento a clientes dos segmentos Private Banking e Alta Renda. Seu campo de atuação se estende para profissionais de finanças que lidam com outras áreas de atuação, como planejamento tributário e sucessório, e que desejam expandir suas possibilidades perante o mercado de trabalho. Entender como ela é funciona e o por que ela é importante é o primeiro passo para obter sucesso na certificação.

Qual é o conceito e a importância da certificação CFP® (Certified Financial Planner)?

De forma resumida a certificação CFP® (Certified Financial Planner) nada mais é do que o principal certificado para quem pretende atuar como Planejador Financeiro Pessoal. A certificação CFP® (Certified Financial Planner) foi criada nos Estados Unidos e trazida para o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), atualmente conhecido como Planejar— Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Mundialmente reconhecida, se constitui como um dos documentos mais importantes para aqueles que almejam exercer as atribuições comuns ao planejamento financeiro.

Embora seu nome original em inglês tenha se mantido, assim como ocorre em outros países, foi adaptada — sob licença da instituição responsável, a Certified Financial Planner Board of Standards — à realidade brasileira. Entenda como ela funciona e por que ela é importante.

Quais são os requisitos e as particularidades do exame CFP® (Certified Financial Planner)?

Para ser aprovado na certificação CFP® (Certified Financial Planner) e conquistar o direito de uso da marca CFP®, não basta esperar as inscrições abrirem e fazer uma boa preparação. Atender a alguns requisitos são imprescindíveis. São eles:

1- Educação:

Ensino superior completo em curso reconhecido pelo MEC;

2- Exames:

Ser aprovado em exame que avalia o conhecimento técnico do candidato acerca das 6 (seis) áreas que integram o escopo da certificação.

3- Experiência Profissional:

5 (cinco) anos de experiência não supervisionada nos últimos 10 (dez) anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas compreendidas no escopo da Certificação CFP®. O tempo de atuação como estagiário ou trainee será considerado em 50% com limitação de 12 (doze) meses.

4- Ética:

Adesão ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade da Planejar.

5- Plano Financeiro:

Desde o 42º Exame (06/11/2022) os candidatos aprovados deverão entregar o Plano Financeiro Integrado – com aprovação no Curso “Construindo o Plano Financeiro”.

O candidato aprovado no exame terá um prazo de 3(três) anos, contato a partir da data da aprovação na Prova Completa ou aprovação nos 6 (seis) módulos da Prova Modular, para a comprovação dos requisitos de educação, experiência profissional, adesão ao Código de Ética e Guia de Melhores Práticas e aprovação no Plano Financeiro Integrado, conquistando assim, o direito de uso da marca CFP®.

O exame irá avaliar o conhecimento técnico do candidato sobre as 6 (seis) áreas que integram o escopo da certificação CFP®. O programa do Exame da Certificação CFP® é composto por 6 (seis) temas:

 

I. Planejamento Financeiro e Ética;

II. Gestão de Ativos e Investimentos;

III. Planejamento de Aposentadoria;

IV. Gestão de Riscos e Seguros;

V. Planejamento Fiscal;

VI. Planejamento Sucessório.

 

A Planejar disponibiliza 3 (três) exames por ano, conforme calendário único, através de dois formatos: prova completa e prova modular.

Sobre a prova completa é preciso obter índice de aproveitamento médio igual ou superior a 70% das 140 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de respostas, observado o índice mínimo de 50% em cada módulo. A duração do exame completo é de 7h, além de um intervalo de almoço de 1h30min.

Sobre o exame modular o candidato deve obter índice de 70% ou superior em cada módulo. A aprovação nos seis módulos deverá ser obtida em um intervalo de tempo de 24 (vinte e quatro) meses a contar da data do primeiro módulo aprovado. O tempo para as provas modulares irá respeitar o intervalo de 3min por questão.

Como se preparar para a prova?

Seguir essa carreira, ser aprovado e obter o certificado requer uma preparação bem-feita, que seja capaz de instruir o candidato sobre todos os módulos que são pedidos no exame. São eles:

A- Planejamento Financeiro e Ética;

B- Gestão de Ativos e Investimentos;

C- Planejamento de Aposentadoria;

D- Gestão de Riscos e Seguros;

E- Planejamento Fiscal;

F- Planejamento Sucessório.

Seguir essa carreira, ser aprovado e obter o direito de uso da marca requer uma preparação que seja capaz de instruir o candidato sobre os 6 (seis) módulos exigidos no exame.

Por isso, é recomendável fazer bons cursos preparatórios, sejam eles presenciais, formato on-line ao vivo ou em vídeo. Fazendo-os, você se qualifica e aumenta suas chances de obter um desempenho satisfatório na prova, a fim de conseguir a certificação.

Além de impactar sua presença no mercado, você se manterá profissionalmente atualizado, ficando apto a exercer as funções de um Planejador Financeiro com excelência.

Sendo assim, a certificação CFP®, apesar de demandar experiência e uma preparação completa, é fortemente indicada para alavancar sua carreira e fazer com que você se torne um profissional mais reconhecido e valorizado pelo mercado financeiro.

Continuem com a gente para mais conteúdos!

Sobre o autor: Irineu Rodrigues é professor do curso de CFP® da FK Partners possui Mestrado em Economia e Gestão Empresarial, Planejador Financeiro Pessoal e possui a certificação CFP®(Certified Financial Planner), concedida pela Planejar Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: Irineu.rodrigues.bb@gmail.com

 

Compartilhar:

Artigos Relacionados