4 carreiras de sucesso no mercado financeiro

Escrito por:

Marketing FK

O mercado financeiro costuma proporcionar uma variedade de carreiras promissoras. Em meio a uma conjuntura econômica marcada pela insegurança financeira, algumas carreiras no mercado financeiro ganham ainda mais evidência.

Dentre essas profissões, podemos considerar 4 cargos de destaque: gestor de compliance, trader, analista de investimentos, e gestor de M&A. Quer conhecer os detalhes de cada uma dessas carreiras? Continue a leitura e descubra qual é a melhor especialização para o seu perfil!

 

 

1. Gestor de compliance

O gestor de compliance é o responsável por fazer com que a empresa siga as normas vigentes e implantadas pelos órgãos reguladores. Um dos objetivos é diminuir o risco de fraudes.

Para tanto, você deve efetuar um amplo diagnóstico, a fim de identificar possíveis falhas nos processos adotados pela empresa em questão. Em seguida, é necessário aprimorar a execução desses processos por meio da adoção de novas políticas.

Essas novas políticas tendem a gerar mais burocracia. O grande desafio é fazer com que os processos fiquem mais transparentes, mas sem comprometer muito a flexibilidade da empresa.

A gestão de compliance exige um conhecimento detalhado do mercado financeiro e do nicho de atuação no qual a empresa estiver inserida.

 

2. Trader

O papel do trader consiste em garimpar o mercado à procura das melhores oportunidades de aplicação financeira no decorrer daquele dia.

As operações do trader são realizadas com os recursos financeiros de um único investidor ou de um grupo de investidores (que formam os fundos de investimentos). O profissional também pode trabalhar com o dinheiro de bancos, por exemplo.

Para se tornar um trader, você deve estar disposto a mergulhar na volatilidade diária do mercado financeiro.

 

3. Analista de investimentos

Como a própria expressão sugere, o analista de investimentos é aquele profissional encarregado de analisar o mercado e indicar as melhores oportunidades de aplicação financeira.

Tudo isso é feito com base em um diagnóstico prévio da carteira atual de investimentos do cliente. As orientações também levam em conta o perfil de cada investidor naquele momento.

Mesmo que você seja graduado e já atue no mercado financeiro, a função de analista de investimentos exige a obtenção de um certificado, como o CEA — a certificação de especialista de investimentos emitida pela Anbima.

 

4. Gestor de M&A

O gestor de M&A (Merger and Acquisition) controla os processos inerentes às fusões e aquisições. Para executar bem essa função, é necessário que você tenha pleno domínio sobre os processos de valuation.

Se você tiver um perfil assertivo e estiver habituado a apresentar road shows atrativos para investidores, talvez essa carreira seja uma boa escolha.

Como o trato com investidores estrangeiros é constante, a fluência em outras línguas (pelo menos o inglês) é necessária. Também é recomendável fazer um curso de modelagem e valuation. Quanto ao certificado, considere a certificação CFA como a ideal, ok?

Você conferiu 4 ótimas carreiras no mercado financeiro. Já escolheu qual caminho trilhar? Não se esqueça de se preparar adequadamente para a obtenção dos certificados de especialização. Afinal, eles oferecem uma valiosa credibilidade!

 

Gostou das carreiras sugeridas? Compartilhe agora mesmo essas orientações com seus amigos do Facebook e contatos do Linkedin!

 

Publicado em 14/08/2017

Compartilhar:

Artigos Relacionados