Qual o novo perfil do profissional do mercado financeiro?

Escrito por:

Marketing FK

Para os profissionais recém-graduados, o mercado de trabalho geralmente desponta como um ambiente desafiador — para não dizer inóspito. Após a formação acadêmica, chega a hora de conferir um aspecto prático e eficiente às teorias assimiladas, demonstrando clareza, segurança e competência. Ao profissional do mercado financeiro, imerso em um cenário de volatilidade e dinamismo, o contexto não é diferente.

Neste post, você conhecerá alguns diferenciais importantes para se destacar no mercado financeiro, ampliando suas chances de sucesso. Preparado para dar uma guinada na sua carreira? Vamos lá!

O profissional do mercado financeiro

O mercado moderno é caracterizado por seu ritmo intenso e incessante. As transformações são constantes e, muito embora possam não parecer imediatamente significativas, geralmente implicam mudanças expressivas a médio e longo prazo.

Em um panorama de alta competitividade, os profissionais precisam estar atentos às oportunidades e às tendências do mercado financeiro, buscando aperfeiçoamento e atualização a todo o momento. A estagnação não deve ser uma opção — principalmente porque a própria área, por si só, está em constante evolução.

Diante disso, a necessidade de permanecer ativo, a um só tempo observando e agindo, é essencial para os profissionais que desejam alcançar posições mais altas em seu segmento. As alternativas são inúmeras — da adrenalina das Bolsas de Valores às análises corporativas —, mas o caminho é único: capacitação e expertise.

O novo perfil do profissional do mercado financeiro

Independentemente da área escolhida, o profissional precisa estar ciente de que há demandas quase imperativas ao seu sucesso no mercado financeiro. Sólida formação acadêmica, tino de mercado e capacidade de adaptação são algumas das habilidades mais valorizadas da área.

Para ampliar suas chances de êxito na busca pelo cargo ideal, não deixe de investir no seu potencial, avaliando o que o mercado financeiro valoriza nos profissionais que recruta. Temos dicas valiosas para te ajudar nisso!

Especialize-se

A formação contínua é necessária àqueles que desejam fixar seu espaço no mercado financeiro. Como se trata de uma área dinâmica, em constante mudança, e altamente sensível a fatores exógenos, buscar especialização e aprimoramento é indispensável ao sucesso.

Independentemente da área financeira escolhida, reserve um tempo para se colocar a par das novidades do mercado e, principalmente, não deixe de investir em certificações, especializações e educação continuada.

Domine o inglês

O inglês é a língua global dos negócios — e uma prova cabal disso é que muitos dos termos utilizados no mercado financeiro não são nem traduzidos para outros idiomas.

Para expandir suas chances de conquistar uma posição de destaque na área, não deixe de investir no domínio do inglês. Na atualidade, a fluência na língua estrangeira deixou de ser um diferencial para ser uma condição indispensável. Não fique para trás!

Aprimore sua capacidade de comunicação e negociação

Nem só de números e indicadores vive o mercado financeiro. Para quem deseja ter sucesso na área, é necessário traquejo social, facilidade de comunicação e sólidas competências de negociação.

Mais do que apenas produzir relatórios, é necessário apresentá-los — e, nesse momento, ser convincente e assertivo. Não negligencie a sua capacidade de se comunicar com propriedade!

Desenvolva um perfil analítico

A capacidade de análise é imprescindível ao profissional do mercado financeiro, uma vez que tarefas fundamentalmente investigativas, voltadas ao exame de problemas específicos, por exemplo, são bastante comuns entre os analistas do setor.

Certifique-se de desenvolver habilidades de indução e visão ampla, capacitando-se para aprofundar-se em uma situação adversa e gerar insights para possíveis soluções.

Gostou do conteúdo? Acredita que essas dicas podem ajudar quem quer se aprimorar como um profissional do mercado financeiro? Então compartilhe-o com seus contatos em suas redes sociais!

 

Publicado 13/07/2017

Compartilhar:

Artigos Relacionados