O que você precisa saber sobre a certificação CFA® antes de começar a estudar.

Escrito por:

Equipe FK

A finalidade desse conteúdo é esclarecer todas as dúvidas sobre a certificação para CFA®. Neste texto, disponibilizaremos as principais informações para auxiliar a sua tomada de decisão antes de dar aquele passo importante para a sua carreira na escolha da esfera de atuação.

Imagem mostra uma mulher com blusa de frio na cor vermelha estudando

O que é a certificação CFA®

O CFA®, sigla para Chartered Financial Analyst, é uma certificação internacional para profissionais que querem trabalhar como analista financeiro ou de investimentos. Ela é conhecida como uma das certificações mais difíceis de serem conquistadas em todo o mundo, por isso, quem a obtém possui também o atestado de amplo conhecimento sobre o mercado financeiro.

A certificação CFA® é aceita em vários países, o que possibilita que os profissionais habilitados atuem prestando consultoria sobre investimentos em instituições bancárias e empresas do exterior. Além disso, um profissional CFA® pode exercer outras atividades, como:

– Banqueiro de investimento;

– Gerente de Portfólio;

– Analista Sell-Side;

– Banqueiro privado;

– Sócio Geral;

– Analista de Private Equity.

O que eu preciso para obter a certificação CFA®?

No início do nosso conteúdo mencionamos que a certificação é uma das mais difíceis de serem obtidas. Dessa forma, é essencial que você tenha consciência da necessidade de plena dedicação aos estudos. Há uma estimativa de que existam aproximadamente 160 mil profissionais certificados em todo o mundo, dos quais 1.200 são brasileiros. Outro pré-requisito importante é o domínio da língua inglesa, pois esse é o idioma utilizado na prova da certificação.

Como posso me tornar um Chartered Financial Analyst — CFA®?

Antes de mais nada, é preciso saber que a realização da prova é bastante rigorosa no que diz respeito às suas condições. Para obter a certificação é necessário que você seja aprovado(a) em três etapas:

– passar nos três níveis do exame;

– aderir ao Código de Ética; e

– comprovar no mínimo quatro anos de experiência com investimentos.

– Quais são os três níveis do exame?

Para a sua melhor compreensão, elencamos e explicamos todos eles a seguir:

Level 1: tem nove tópicos, com grau de profundidade intermediária. A maior dificuldade deste nível está no volume de matéria a ser dominada e na necessidade de memorizar todos os conceitos e todas as fórmulas.

Level 2: possui foco em valuation de todas as classes de ativos. Além disso, ele se aprofunda nas matérias do Level 1, de modo que não são matérias novas em sua essência, mas sim o seu detalhamento, com a inclusão de mais cálculos.

Level 3: possui como cerne o tópico “Portfolio Management”. Nele, é exigido do candidato o conhecimento sobre todo o conteúdo necessário para construir uma carteira de investimentos, fazer o seu rebalanceamento e usar os principais padrões mundiais para reportar e monitorar a sua performance.

Qual é o custo do exame?

O custo depende do período em que o exame é realizado, pois o valor é pago em dólar, bem como do nível desejado. Para o nível 1 é cobrada uma taxa única de US$ 450,00. Através deste link você poderá obter mais informações.

Como é a dinâmica do exame?

O Level 1 é constituído de 180 questões, todas de múltipla escolha com três alternativas cada;

O Level 2 possui 88 questões, divididas em 22 cases, cada um com três questões que possuem três alternativas cada;

O Level 3 engloba uma parte dissertativa e uma parte de testes, no mesmo formato do Level 2.

Todos eles têm duração similar e são realizados online.

Apesar da carga horária extensiva exigida pelo exame, estudar com uma boa escola preparatória pode ser o primeiro passo para alcançar esse objetivo. Por isso, convidamos você a conhecer o curso preparatório de CFA® da FK Partners.

Compartilhar: