Definitivamente, a capacitação profissional é o verdadeiro diferencial para os profissionais que trabalham no mercado financeiro. É dessa forma que é possível se manter atualizado em relação às práticas e conhecimentos mais recentes, além de conseguir o diferencial necessário para causar uma boa impressão entre empregadores.
A certificação em Financial Risk Management — FRM® — é uma dessas qualificações, considerada indispensável para quem quer trabalhar com a gestão financeira de risco. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância desse certificado para a sua carreira. Leia e confira tudo o que precisa saber!
Afinal, o que é a certificação em FRM®?
Basicamente, a certificação em FRM® é concedida para profissionais que atestem conhecimentos na área de riscos financeiros em uma prova objetiva. Hoje essa é uma das certificações mais respeitadas em todo o mundo, com aproximadamente 87 mil profissionais certificados em 190 países. A responsável pela certificação é a Global Association of Risk Professionals — GARP.
Sem dúvidas, é extremamente recomendada para profissionais que atuam ou pretendem atuar nessa área, sobretudo em cargos de gestão de risco em bancos, departamentos de tesouraria, entre outras instituições. Para isso, é necessária uma boa dose de estudos, além de cursos específicos para aumentar as suas chances de sucesso.
Quais são os pontos essenciais da FRM®?
A prova para a certificação FRM® divide os pontos essenciais em dois grandes blocos. Cada um deles possui suas peculiaridades. O primeiro é um pouco mais teórico e conceitual. Já o segundo é mais “prático”. Em seguida, conheça cada um dos blocos.
Bloco I
Conforme mencionado, o primeiro bloco é uma prova de múltipla escolha com 100 questões. Por isso, nesse primeiro momento, você deve demonstrar conhecimentos a respeito de análise quantitativa, fundamentos da gestão de riscos, mercado e produtos financeiros e avaliação de modelos de risco.
Todos esses pontos merecem bastante atenção na hora da prova, pois comprovam que o candidato tem as bases necessárias para atuar no mercado.
Bloco II
Nesse caso, serão abordadas a gestão do mercado de riscos, gestão do mercado de créditos, gestão de risco operacional e integrada, gestão de investimentos e questões atuais sobre o mercado financeiro.
Aprovado no segundo bloco, o candidato finalmente está apto a ser certificado pela GARP, o que certamente será um grande diferencial na sua carreira.
A importância da certificação FRM® para sua carreira
Ter a certificação em FRM® no currículo é uma prova incontestável de que o profissional possui um conhecimento aprofundado em gestão de riscos financeiros, o que é extremamente valorizado em várias áreas do mercado financeiro. Essa certificação abre portas para posições de destaque em bancos, empresas de investimento, seguradoras, entre outras instituições financeiras.
Além disso, a preparação para o exame FRM® desenvolve habilidades críticas e analíticas essenciais para o gerenciamento eficaz de riscos, proporcionando uma compreensão abrangente dos desafios e práticas contemporâneas na área de gestão de riscos.
Como se preparar para a certificação
Você deve ter percebido que a prova não é fácil e envolve um volume considerável de conteúdos. Portanto, prepare-se bastante para o exame e mantenha-se sempre atualizado em relação às inovações na área, bem como às questões conceituais, que muitos infelizmente abrem mão. Só assim você pode se destacar na sua carreira!
A melhor forma de garantir sua certificação em FRM® é fazer um curso especializado. Nós, da FK Partners, oferecemos o que há de melhor em treinamento. Além de contemplar tudo o que cai na prova, o curso ainda conta com material de estudos exclusivo e a realização de simulados para testar seus conhecimentos. Entre em contato conosco e saiba mais!