Entenda a importância da Certificação FRM® para a sua Carreira

Escrito por:

Equipe FK

Definitivamente, a capacitação profissional é o verdadeiro diferencial para os profissionais que trabalham no mercado financeiro. É dessa forma que é possível se manter atualizado em relação às práticas e conhecimentos mais recentes, além de conseguir o diferencial necessário para causar uma boa impressão entre empregadores.

A certificação em Financial Risk Management — FRM® — é uma dessas qualificações, considerada indispensável para quem quer trabalhar com a gestão financeira de risco. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância desse certificado para a sua carreira. Leia e confira tudo o que precisa saber!

Afinal, o que é a certificação em FRM®?

Basicamente, a certificação em FRM® é concedida para profissionais que atestem conhecimentos na área de riscos financeiros em uma prova objetiva. Hoje essa é uma das certificações mais respeitadas em todo o mundo, com aproximadamente 87 mil profissionais certificados em 190 países. A responsável pela certificação é a Global Association of Risk Professionals — GARP.

Sem dúvidas, é extremamente recomendada para profissionais que atuam ou pretendem atuar nessa área, sobretudo em cargos de gestão de risco em bancos, departamentos de tesouraria, entre outras instituições. Para isso, é necessária uma boa dose de estudos, além de cursos específicos para aumentar as suas chances de sucesso.

Quais são os pontos essenciais da FRM®?

A prova para a certificação FRM® divide os pontos essenciais em dois grandes blocos. Cada um deles possui suas peculiaridades. O primeiro é um pouco mais teórico e conceitual. Já o segundo é mais “prático”. Em seguida, conheça cada um dos blocos.

Bloco I

Conforme mencionado, o primeiro bloco é uma prova de múltipla escolha com 100 questões. Por isso, nesse primeiro momento, você deve demonstrar conhecimentos a respeito de análise quantitativa, fundamentos da gestão de riscos, mercado e produtos financeiros e avaliação de modelos de risco.

Todos esses pontos merecem bastante atenção na hora da prova, pois comprovam que o candidato tem as bases necessárias para atuar no mercado.

Bloco II

Nesse caso, serão abordadas a gestão do mercado de riscos, gestão do mercado de créditos, gestão de risco operacional e integrada, gestão de investimentos e questões atuais sobre o mercado financeiro.

Aprovado no segundo bloco, o candidato finalmente está apto a ser certificado pela GARP, o que certamente será um grande diferencial na sua carreira.

A importância da certificação FRM® para sua carreira

Ter a certificação em FRM® no currículo é uma prova incontestável de que o profissional possui um conhecimento aprofundado em gestão de riscos financeiros, o que é extremamente valorizado em várias áreas do mercado financeiro. Essa certificação abre portas para posições de destaque em bancos, empresas de investimento, seguradoras, entre outras instituições financeiras.

Além disso, a preparação para o exame FRM® desenvolve habilidades críticas e analíticas essenciais para o gerenciamento eficaz de riscos, proporcionando uma compreensão abrangente dos desafios e práticas contemporâneas na área de gestão de riscos.

Como se preparar para a certificação

Você deve ter percebido que a prova não é fácil e envolve um volume considerável de conteúdos. Portanto, prepare-se bastante para o exame e mantenha-se sempre atualizado em relação às inovações na área, bem como às questões conceituais, que muitos infelizmente abrem mão. Só assim você pode se destacar na sua carreira!

A melhor forma de garantir sua certificação em FRM® é fazer um curso especializado. Nós, da FK Partners, oferecemos o que há de melhor em treinamento. Além de contemplar tudo o que cai na prova, o curso ainda conta com material de estudos exclusivo e a realização de simulados para testar seus conhecimentos. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

 

Compartilhar:

Artigos Relacionados

investimento alternativo em tênis

Um Par de Tênis Pode ser um Investimento Alternativo?

Já imaginou um tênis ser tão caro a ponto de ser um investimento alternativo? A revista britânica DAZED & CONFUSED, publicou na edição de Outubro uma matéria chamada Five Hyped Sneakers That Might Be a Better Investment Than a House. Essa matéria mostra os 5 modelos de tênis que podem estar tão valiosos no próximos 10 anos que seus preços se equivaleriam a uma casa de um quarto em uma cidade do subúrbio americano.

A Geração Millenials

Não é novidade para ninguém que a geração millennials investe pesado em street style, tênis, moletons e camisetas se tornaram objetos de consumo tão valiosos que marcas como Supreme, por exemplo, entraram para o mercado de luxo com preços sem precedentes. Esse mercado é tão valioso que alguns até pensam nele como um tipo de investimento alternativo. Se tornou comum ver jovens dormindo nas filas em frente as lojas, em dia de lançamento de coleção, em busca de um item colecionável. "Em termos evolucionários, todos colecionamos", diz o Dr. Dimitrios Tsivrikos, psicólogo de consumo da University College London. "Sempre colecionamos artigos ou recursos para sobreviver, mas sobrevivência não se resume apenas ao que precisamos fisicamente. Precisamos, psicologicamente, nos distinguir. "Os millennials em particular são muito conscientes das diferentes tribos de consumo; eles querem inspirar e impressionar colegas que compartilham os mesmo interesses que eles...” Atento ao comportamento desses jovens que, em um primeiro momento, não tem a intenção de investir em nada que não seja o lifestyle,  Josh Luber criou em 2016 o site StockX. Especializado em tênis, esse site lista cada modelo em tempo real, as flutuações de preço ao longo de um período de 90 dias e informações sobre se o tênis escolhido é ou não um bom investimento alternativo. Dessa forma os ávidos consumidores conseguem escapar dos vendedores inescrupulosos de sites de leilão e ter a verdadeira noção do poderio de suas aquisições. Você não precisa ser nenhum chartered alternative investment analyst (CAIA)  para saber que o segredo de investir em tênis ou qualquer outro ítem colecionável é não usa-los e esperar alguns anos para , se for o caso, comercializá-los novamente.

Modelos de tênis com grande retorno

Conheça os 5 modelos de tênis que segundo Luber trarão os mais significativos ROIs nos próximos anos - NIKE AIR PRESTO OFF-WHITE (FIRST EDITION)- Avaliado em U$1.600,00 esse modelo teve uma valorização de 900% sobre o seu preço de lançamento. - JORDAN 1 RETRO HIGH OFF-WHITE CHICAGO- Comercializado atualmente por U$2.400,00, valorização de 12 vezes sobre o preço original em apenas um ano. - NIKE MARS YARD TOM SACHS (I)- Considerado uma obra de arte resultado da colaboração entre o artista Tom Sachs e a Nike.  É um modelo tão raro que não está nem listado no Stock X. - ADIDAS NMD HU PHARRELL HUMAN RACE YELLOW- Resultado da primeira colaboração entre Pharrell e Adidas, esse modelo teve uma valorização de 650% desde o seu lançamento chegando a U$1.800,00 o par. - AIR JORDAN 4 CARHARTT- Considerado o Santo Graal dos tênis, são apenas 10 pares. O fruto da colaboração entre o rapper Eminem e a Carhartt é o modelo é mais caro do mundo. Seu preço médio é de U$20.000,00. Por Fabíola Carvalho - Publicado em 25/10/2018

MBA em empreendedorismo no exterior: quais as melhores instituições?

Um MBA em empreendedorismo é o curso ideal para quem pensa em abrir um novo negócio e buscar inovação no mercado de trabalho. Além disso, essa é a direção certa para ficar atualizado em relação a tudo o que acontece em administração e gestão.

Em um MBA, você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas, aprimorar seus conhecimentos e aumentar as suas chances de sucesso na carreira.

Stanford, MIT, Universidade de São Diego, Babson College e tantas outras. A verdade é que escolas de negócios e administração estão espalhadas pelo mundo inteiro. Mas, afinal, como saber em qual delas realmente vale a pena investir?

Neste post, selecionamos as melhores opções de instituições no exterior que oferecem MBA em empreendedorismo. Porém, antes de conhecê-las, vamos conferir algumas das vantagens de fazer esse tipo de curso.

Por que fazer um MBA em empreendedorismo?

Seja nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Japão ou no Chile, fazer um MBA em empreendedorismo é a maneira mais eficaz de ganhar novos conhecimentos, independentemente da sua formação inicial.

Não é mais segredo que, para garantir o sucesso na carreira e obter mais oportunidades no mercado de trabalho, ou até mesmo para abrir o próprio negócio, fazer um MBA deixa você à frente da concorrência.

Se especializar no exterior é a chance de ter contato real com novas culturas, com idiomas diferentes, com outras maneiras de pensar os negócios, e, principalmente, com pessoas que farão parte de suas conexões com o mundo.

Onde estudar MBA em empreendedorismo fora do Brasil?

Conheça agora algumas das melhores universidades, nos Estados Unidos e no Reino Unido, que podem ser boas opções para você realizar o seu MBA em empreendedorismo. Confira nesse hanking e faça a sua escolha.

Babson College

A faculdade mais buscada por visionários e inovadores prepara seus alunos para enfrentarem os desafios do mundo dos negócios. No nordeste americano, em Massachusetts, a Babson se destaca quando o assunto é empreendedorismo, que é o foco do ensino por lá.

Stanford University

A Stanford Graduate School of Business é considerada, pelo ranking uma das melhores universidades de empreendedorismo do mundo. O número de estudantes que abriram o próprio negócio — mais de 30% deles — depois de estudarem em Stanford, é um fator que chama a atenção de quem pretende tentar uma vaga.

MIT-Sloan School

Fazer um MBA em empreendedorismo no Massachusetts Institute of Technology (MIT), também é uma boa escolha para quem quer abrir seu próprio negócio.

O que o deixa em segundo lugar no ranking das melhores é o fato de ter um pouco menos de resultados positivos quanto a financiamentos. Mas, ainda assim, é alto o número de ex-alunos que conseguem dinheiro para abrirem o próprio negócio.

University of San Diego — School of Bussines Administration

Fazendo parte do ranking dos últimos anos, a escola de negócios e administração da Universidade de São Diego é mais uma ótima opção.

Para quem quer estudar em um lugar onde os maiores líderes aprendem, na teoria e na prática, certamente essa é uma possibilidade que não deixa a desejar.

University of Oxford — Saïd Business School

No Reino Unido você encontrará uma escola de negócios que se destaca entre as dez melhores há alguns anos.

Com centros de empreendedorismo e a presença de especialistas londrinos, a universidade de Oxford é destaque quando o assunto é MBA em empreendedorismo.

Quando fazer um curso de MBA no exterior?

Um curso de MBA no exterior vai garantir mais que o sucesso na sua carreira. Pessoas que buscam por esse tipo de especialização se mostram mais propícias à liderança, pois lidam com o que há de mais atual no meio da administração e dos negócios. Estudar em outro país deve ser parte dos planos de quem pensa em crescer e ter bons resultados com seus negócios.

Se você sonha em abrir seu próprio negócio ou quer melhorar as condições da sua carreira, fazer um MBA em empreendedorismo no exterior pode ser a porta para essas conquistas.

Executivos de todo o mundo buscam, nesse tipo de curso, o aprimoramento de suas habilidades e, consequentemente, passam a ganhar melhores salários e destaque entre seus colegas.

Você já pensou em fazer um MBA em empreendedorismo no exterior? Conte para a gente aqui nos comentários!

CPA-10 ou CPA-20? Qual a melhor opção para você?

  Muitos profissionais entram em contato com a gente com dúvidas sobre qual das certificações escolher, então vamos mostrar para você algumas informações para te ajudar a decidir a melhor opção de acordo com o seu momento de carreira. Tanto a certificação CPA-10 como a CPA-20 são da ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que é uma associação que representa as instituições como bancos, gestoras, fundos de investimento, corretoras, distribuidoras e investidores qualificados. Com essas certificações a ANBIMA garante que os profissionais do mercado financeiro nacional tenham um “selo de qualidade”.   A CPA-10 certifica profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento, sejam elas vinculadas ou não à ANBIMA. Já a CPA-20 certifica profissionais que atuam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.   Quem tem CPA-20 pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 ou seja uma sobrepõem a outra.   Recentemente três tipos de profissionais começaram a buscar muito a CPA-20: estudantes, órgãos de fundos de previdência públicos (os chamados RPPS) e funcionários de empresas privadas, que gostariam de ter esse mesmo selo de qualidade que bancários têm. O que percebemos é que a CPA-10 é mais para aqueles que buscam entrar no banco e iniciar carreira. É uma forma de entrar em um programa de trainee agregando algo para o banco (se você não tivesse, o banco teria que pagar o curso e a prova pra você ter). Mas para cargos gerenciais, mesmo nas agências, a CPA-20 já é a exigência e o diferencial. Se você está em dúvida qual é melhor pra você, preparamos esse resumo que pode te direcionar:    

 

CPA10

CPA20

Funcionários de agencia (caixa, assistentes de atendimento)

X

Gerentes de atendimento (PF, PJ ou Gerente Geral)

X

Gerentes de relacionamento (comerciais)

X

Corretores e distribuidores de valores mobiliários

X

Estudantes de cursos que tiveram Economia e Finanças na grade

X

Estudantes de outros cursos

X

Funcionários de autarquias e órgãos públicos

X

Funcionários de Tesouraria de Empresas

X

Gerentes e Diretores Financeiros

X

  Se você não estiver em nenhuma dessas situações, procure a FK que te ajudamos a encontrar a melhor opção para a sua carreira. Já decidiu qual a melhor opção para você? Então prepare-se com a FK Partners. Você será direcionado para o Site da FK Lab, no qual você poderá adquirir o curso desenvolvido pela FK Partners:  
Saiba Mais sobre as nossas certificações CPA-10 e CPA-20    Publicado 06/02/2020

Precificação de opções: uma análise detalhada de opções plain vanilla

No mercado financeiro, a precificação de opções é uma tarefa complexa e crucial para investidores e traders. As opções plain vanilla, que são as mais simples e tradicionais, têm grande relevância nesse cenário. Neste artigo, exploraremos a fundo como precificar essas opções, levando em consideração fatores como preço do ativo objeto, preço de exercício, tempo, taxa de juros e volatilidade. Vamos mergulhar nesse processo para entender como a análise probabilística e a modelagem matemática nos ajudam a determinar o valor justo dessas opções. As opções plain vanilla, também conhecidas como opções de baunilha, são contratos financeiros que dão ao detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar (no caso das opções de compra, ou call) ou vender (no caso das opções de venda, ou put) um ativo subjacente a um preço pré-determinado (preço de exercício) em uma data futura específica (data de vencimento). Essas opções são frequentemente utilizadas para proteção (hedge) de carteiras, especulação e ganhos com volatilidade. A precificação de uma opção de compra (call) envolve diversos elementos, como o preço atual do ativo objeto, o preço de exercício, o tempo até a data de vencimento, a taxa livre de risco e a volatilidade do ativo. O modelo de precificação mais utilizado é o modelo Black-Scholes, que considera esses fatores para estimar o valor justo da opção.   Fórmula de Black-Scholes A fórmula de Black-Scholes para a precificação de uma opção de compra é complexa, mas podemos simplificá-la em partes: Z1: calculamos Z1, que é o logaritmo natural do preço atual do ativo objeto dividido pelo preço de exercício, somado à taxa livre de risco menos o dividendo do ativo, multiplicado pela volatilidade do ativo vezes a raiz quadrada do tempo. Z2: calculamos Z2, que é similar a Z1, porém com a volatilidade dividida pela raiz quadrada do tempo. Probabilidade: utilizando a distribuição acumulada da função normal padronizada, encontramos a probabilidade de que a opção seja exercida. Preço da Opção: calculamos o preço da opção usando a fórmula: preço da Opção = Preço Atual * Probabilidade - Preço de Exercício * Exp(-Taxa de Juros * Tempo) * Probabilidade.   A precificação de uma opção de venda (put) segue uma lógica similar à precificação de uma opção de compra. A principal diferença reside no cálculo da probabilidade. Para opções de venda, a probabilidade é calculada com base na distribuição inversa da função normal padronizada. Para encontrar os valores específicos das variáveis necessárias nas fórmulas de Black-Scholes, como volatilidade e taxa livre de risco, é comum utilizar métodos como interpolação. Assim, a precificação das opções se torna mais precisa, considerando as nuances de cada cenário. A precificação de opções plain vanilla é um processo intrincado que envolve a análise minuciosa de diversos fatores. Utilizando modelos como o Black-Scholes, é possível estimar o valor justo das opções de compra e venda. Investidores e traders utilizam essas informações para tomar decisões embasadas e maximizar seus retornos. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema e de forma gratuita? Cadastre-se abaixo para garantir acesso ao nosso material gratuito onde o professor Irineu Rodrigues ensina mais sobre opções!

Carreira financeira: Descubra as oportunidades que o mercado brasileiro oferece!

O mercado financeiro é um ecossistema complexo e dinâmico que desempenha um papel crucial nas economias globais. E entendê-lo é fundamental! O mercado financeiro abrange uma variedade de atividades, desde a negociação de ativos até a gestão de riscos. Em escala local e global, sua complexidade é evidente. Compreender essa complexidade é essencial para navegar com sucesso nesse cenário. No Brasil, o mercado financeiro é composto por diversas instituições e agentes, cada um desempenhando um papel específico. Desde bancos até corretoras, entender a estrutura específica desse mercado é crucial. Dentro do mercado financeiro, existem diversas oportunidades de trabalho, abrangendo uma ampla gama de habilidades e especializações. Aqui estão algumas das principais oportunidades de carreira: Analista financeiro realiza análise de dados financeiros para tomar decisões estratégicas. Consultor financeiro presta assessoria financeira a clientes, ajudando-os a alcançar seus objetivos financeiros. Gestor de fundos de investimento, gerencia carteiras de investimentos, tomando decisões de compra e venda além de maximizar o retorno sobre investimentos de clientes. Corretor de valores mobiliários facilita a negociação de títulos e valores mobiliários. Analista de risco avalia os riscos associados a diferentes transações financeiras. Especialista em compliance, garante que as operações financeiras estejam conforme regulamentações e leis. Especialista em fusões e aquisições, avalia oportunidades de fusões e aquisições, além de coordenar processo de due diligence. Trader executa transações de compra e venda, analisa tendência e desenvolve estratégias de negociação. Especialista em finanças sustentáveis, avalia e promove práticas financeiras socialmente responsável integrando aos critérios ambientes, sociais e de governança (ESG). Estas são apenas algumas das inúmeras oportunidades disponíveis no mercado financeiro. A escolha da carreira dependerá das habilidades, interesses e metas individuais de cada profissional. É um setor dinâmico que oferece oportunidades desafiadoras e recompensadoras para aqueles que buscam construir uma carreira sólida no mundo das finanças. E se você quer seguir neste ramo, as certificações financeiras são um ótimo jeito de se destacar! Essas certificações são conquistadas após a conclusão bem-sucedida de exames rigorosos e, em alguns casos, após a comprovação de experiência prática relevante. O principal motivo para conquistá-las está relacionado ao aprimoramento das habilidades e à validação do conhecimento em áreas específicas do mercado financeiro. Aqui estão algumas das certificações financeiras mais reconhecidas e seus principais motivos para serem buscadas: Certified Financial Planner (CFP®) é voltada para profissionais que desejam atuar com planejadores financeiros. Esta certificação valida a capacidade de criar planos abrangentes, abordando aspectos como investimentos, seguros, aposentadoria e planejamento tributário. Chartered Financial Analyst (CFA®) é reconhecida internacionalmente, a certificação CFA® é ideal para analistas financeiros e gestores de investimentos, pois atesta proficiência na análise de investimentos, ética e habilidades de gestão de portfólio. Certificação Profissional ANBIMA Série 20 (CPA-20) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. A Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento (CEA) te dá direito de recomendar produtos de investimento para clientes de diversos segmentos e auxiliar gerentes de contas em bancos. Para conhecer mais certificações e qual se encaixa com o que procura para o seu futuro no mercado financeiro, visite o nosso site! Em nossa prateleira de cursos você poderá entender todas as suas opções de crescimento. O principal motivo para conquistar certificações financeiras é a valorização profissional. Elas não apenas aprimoram o conhecimento técnico, mas também aumentam a credibilidade no mercado. Além disso, muitas certificações são requisitos ou vantagens significativas em processos seletivos para cargos de destaque no setor financeiro. A constante evolução do mercado financeiro destaca a importância de profissionais qualificados e certificados, tornando essas credenciais valiosas para o avanço na carreira. E além do diferencial das certificações financeiras, o mercado constantemente procura profissionais que tenham experiência prática relevante, habilidades analíticas aprofundadas, fluência em idiomas, ética profissional, habilidades de comunicação e visão de mercado. Por isso, se você quer se desenvolver profissionalmente e destacar-se dentro do mercado financeiro para atingir seus objetivos, estudar com a FK Partners é a melhor opção! Somos especializados em cursos preparatórios e profissionalizantes para todos que querem entrar no mundo financeiro brasileiro e internacional. Visite nosso site agora mesmo e explore as opções que podem alavancar sua carreira! Também não se esqueça de testar nossa plataforma gratuitamente por 7 dias através do link abaixo.

Fique atento às novas datas de provas

Está estudando ou vai começar a se preparar para uma certificação? Fique atento às novas datas de provas

  Algumas certificadoras estão realizando mudanças nas datas das provas por conta da atual situação do país. Primeiramente gostaríamos de te tranquilizar, pois a FK irá prorrogar o seu acesso online, sem nenhum custo adicional, até a próxima data de prova indicada pela certificadora. Se você ainda não iniciou seus estudos, aproveite esse momento em que você vai ficar em casa para poder se preparar. Temos o plano de estudos ideal para você e tudo sem precisar sair de casa. Confira as turmas abertas
clicando aqui. Agora, confira as mudanças nas datas das provas realizadas pelas certificadoras: Anbima (CEA, CGA, CPA 10, CPA 20):
  • A partir de 17 de março as provas foram canceladas e deverão ser reagendadas assim que o calendário de exames for reestabelecido. O prazo ainda está indeterminado, a depender das recomendações das autoridades de saúde do país. Os inscritos serão avisados por e-mail.
Planejar (CFP): Exame agendado para dia 19/04/2020 será postergado para 28/06/2020. Inscrições se mantém até 20/03/2020 às 18h.
  • Exame agendado para dia 16/08/2020 será postergado para 30/08/2020. Inscrições se mantém até 27/07/2020 às 18h.
  CFA Institute:
  • Os exames (Level 1, Level 2 e Level 3) de junho 2020 para junho de 2020 serão adiados. Os candidatos registrados para os exames de junho 2020 serão transferidos para uma das próximas duas administrações.
  • CFA Institute informará os candidatos por e-mail até 8 de maio sobre as opções para transferir a inscrição para uma das duas próximas datas dos exames.
  Ancord (PQO e AAI)
  • A Fundação Getúlio Vargas (aplicadora da prova) está suspendendo a aplicação dos exames de certificação até 27/03/2020, então todos os exames agendados até essa data serão cancelados e toda a rede de Centro de Testes retornará com a aplicação das provas a partir de 30/03/2020.
  CAIA Association:
  • Exame CAIA L2 está adiado para setembro. Os candidatos receberão cancelamentos por e-mail e poderão tentar reagendar os exames posteriormente no site da PearsonVUE. Os candidatos com exames cancelados receberão um reembolso (se pago à Pearson VUE) ou uma extensão conforme determinado pelo patrocinador do exame.
  FRM:
  • Os exames FRM / ERP de maio de 2020 serão adiados ainda não tendo uma data fixa para reagendar.
  Em caso de dúvidas, indicamos que entre em contato com a instituição certificadora da sua prova. Cuide-se, programe-se e pode contar conosco.     Publicado em 19/03/2020

Como as Certificações Internacionais podem transformar a carreira: O poder do CAIA®, CFA® e FRM®

Introdução

No mundo competitivo de hoje, buscar oportunidades para aprimorar suas habilidades e conhecimentos é essencial para avançar na carreira. Uma maneira poderosa de alcançar esse objetivo é por meio da obtenção de certificações internacionais reconhecidas globalmente. Neste artigo, exploraremos como as certificações CAIA®, CFA® e FRM® podem transformar sua carreira, abrindo portas para novas oportunidades e crescimento profissional.

O que são as certificações CAIA®, CFA® e FRM®?

CAIA® (Chartered Alternative Investment Analyst) A certificação CAIA® é uma credencial globalmente reconhecida para profissionais que desejam se destacar no campo dos investimentos alternativos. Através do rigoroso processo de exame e educação continuada, os titulares do CAIA® demonstram um profundo conhecimento e compreensão de estratégias de investimento alternativas, como private equity, hedge funds e real estate. CFA® (Chartered Financial Analyst) O CFA® é amplamente considerado como o padrão ouro no setor de investimentos. Os profissionais que obtêm a certificação CFA® demonstram competência em uma ampla gama de áreas financeiras, incluindo ética, análise de investimentos, gestão de portfólio e finanças corporativas. Com uma abordagem holística para a análise financeira, a certificação CFA® é altamente valorizada por empregadores em todo o mundo. FRM® (Financial Risk Manager) A certificação FRM® destina-se a profissionais que desejam se especializar na gestão de riscos financeiros. Os titulares do FRM® demonstram habilidades avançadas na identificação, avaliação e mitigação de diversos tipos de riscos, incluindo riscos de mercado, crédito e operacionais. Com a crescente importância da gestão de riscos no mundo financeiro, a certificação FRM® é cada vez mais valorizada pelos empregadores.

Os benefícios das Certificações Internacionais

Reconhecimento global Uma das principais vantagens de obter certificações internacionais como o CAIA®, CFA® e FRM® é o reconhecimento global que essas credenciais oferecem. Ao possuir uma certificação reconhecida internacionalmente, você se torna parte de uma comunidade global de profissionais qualificados, o que pode abrir portas para oportunidades de carreira em todo o mundo. Credibilidade profissional As certificações CAIA®, CFA® e FRM® são amplamente respeitadas no setor financeiro, e os profissionais que as possuem são percebidos como tendo alcançado um alto padrão de excelência profissional. Ao incluir essas credenciais em seu currículo, você demonstra seu compromisso com o desenvolvimento profissional e sua capacidade de enfrentar os desafios complexos do mundo financeiro. Acesso a oportunidades exclusivas Além de aumentar sua credibilidade profissional, as certificações internacionais também podem abrir portas para oportunidades exclusivas de carreira. Muitas empresas buscam ativamente profissionais com certificações como o CAIA®, CFA® e FRM® para funções especializadas em investimentos, gestão de portfólio e gestão de riscos, oferecendo salários e benefícios competitivos.

Como obter as certificações CAIA®, CFA® e FRM®

Preparação adequada Para obter sucesso nos exames CAIA®, CFA® e FRM®, é essencial uma preparação adequada. Isso pode incluir a inscrição em cursos de preparação, a participação em grupos de estudo e a realização de simulados para testar seus conhecimentos. Investir tempo e esforço na preparação para esses exames é fundamental para garantir um bom desempenho. Compromisso com a educação continuada Além de passar nos exames iniciais, os profissionais que obtêm as certificações CAIA®, CFA® e FRM® devem demonstrar um compromisso contínuo com a educação continuada. Isso pode incluir participação em seminários, conferências e cursos de atualização para manter-se atualizado com as tendências e desenvolvimentos mais recentes no campo financeiro.

Conclusão

Em resumo, as certificações internacionais como o CAIA®, CFA® e FRM® oferecem uma maneira poderosa de transformar sua carreira no campo financeiro. Além de fornecer reconhecimento global, credibilidade profissional e acesso a oportunidades exclusivas, essas credenciais também demonstram seu compromisso com o desenvolvimento profissional e sua capacidade de enfrentar os desafios do mundo financeiro em constante mudança. Se você está buscando avançar em sua carreira no campo financeiro, considere seriamente o investimento em obter uma certificação internacional como o CAIA®, CFA® ou FRM®. Com dedicação e preparação adequada, você pode abrir as portas para um futuro profissional brilhante e recompensador.

Saiba mais sobre Investment Banking, Private Equity e Portfolio Management

O reaquecimento da economia brasileira após um período de recessão tem animado investidores e empreendedores. Com a retomada do crescimento e o aumento da confiança no mercado, três conceitos do setor financeiro têm ganhado destaque: o Investment Banking, o Private Equity e o Portfolio Management. Esses termos, que podem parecer complexos para quem não é do ramo, são, na verdade, pilares fundamentais para o crescimento sustentável de empresas e, por consequência, para a dinamização da economia. Nesse artigo, vamos explorar o que significa cada um desses conceitos e como eles podem ser instrumentos poderosos para impulsionar o crescimento das empresas, aumentando a competitividade e estimulando ainda mais a atividade econômica do país. Acompanhe o artigo para saber mais. Investment Banking O Investment Banking é uma área estratégica dentro de bancos e instituições financeiras que tem como principal função ajudar empresas a acessar os mercados de capitais. Isso inclui operações como emissão de ações, títulos de dívida, e assessoria em fusões e aquisições (M&A). Empresas que buscam expandir seus negócios ou levantar recursos para necessidades operacionais específicas muitas vezes recorrem aos serviços de Investment Banking. Um dos papéis mais importantes dessa área é a assessoria em Ofertas Públicas Iniciais (IPO, na sigla em inglês). Neste processo, uma empresa vende suas ações ao público pela primeira vez, abrindo seu capital na bolsa de valores. O Investment Banking ajuda a estruturar essa operação, desde a precificação das ações até a condução de roadshows para atrair potenciais investidores. A complexidade dessas transações exige um conhecimento profundo do mercado, uma vez que o sucesso do IPO pode definir o futuro da empresa no mercado. Além disso, o Investment Banking é crucial em operações de M&A, onde empresas buscam se consolidar no mercado por meio da aquisição de concorrentes ou pela fusão com outras companhias. Essas operações, quando bem-sucedidas, podem criar sinergias significativas, reduzindo custos e aumentando a competitividade da empresa resultante. Private Equity O Private Equity é uma modalidade de investimento onde fundos especializados compram participações em empresas privadas com alto potencial de crescimento, que ainda não são listadas em bolsas de valores. O objetivo principal é reestruturar e fortalecer essas empresas, aumentando seu valor de mercado para, no futuro, vender sua participação com lucro. Os fundos de Private Equity se concentram em empresas de médio porte que já possuem um histórico de faturamento consistente, mas que ainda têm espaço para crescer. Ao se tornarem acionistas dessas empresas, os fundos não apenas injetam capital, mas também trazem expertise gerencial e operativa, auxiliando na reestruturação e profissionalização da empresa. Isso pode incluir desde a implementação de novas tecnologias até a reformulação da estratégia de negócios. Além do ganho financeiro, o impacto de um fundo de Private Equity na gestão da empresa pode ser transformador. Ao adotar melhores práticas de governança, otimizar processos e investir em inovação, essas empresas podem se posicionar de maneira muito mais competitiva em seus mercados. No entanto, esse tipo de investimento exige que os interesses do fundo e da empresa estejam bem alinhados, e que o empreendedor esteja preparado para as mudanças significativas que essa parceria trará à sua operação. Portfolio Management O Portfolio Management, ou Gestão de Carteiras, é a prática de tomar decisões estratégicas sobre a alocação de ativos em um portfólio de investimentos, com o objetivo de maximizar os retornos para investidores, minimizando os riscos. Os gestores de portfólios desempenham um papel crucial no mercado financeiro, sendo responsáveis pela administração de grandes quantias de capital em nome de indivíduos e instituições. Esses profissionais utilizam uma combinação de análise de mercado, avaliação de risco e estratégias de diversificação para construir portfólios que possam resistir às flutuações do mercado. Eles monitoram constantemente o desempenho dos ativos sob sua gestão e fazem ajustes conforme necessário para garantir que os objetivos de seus clientes sejam alcançados. O Portfolio Manager não só cuida dos investimentos existentes, mas também é responsável por identificar novas oportunidades de investimento que possam agregar valor à carteira. Este trabalho exige um profundo conhecimento do mercado, habilidades analíticas apuradas e a capacidade de tomar decisões rápidas em um ambiente altamente dinâmico. A importância desse profissional no mundo financeiro é refletida nas elevadas remunerações e nas boas perspectivas de carreira que essa função oferece. Gestores de portfólio desempenham um papel central em diversos tipos de fundos, incluindo fundos de pensão, fundos de investimento mútuo e fundos hedge, onde suas decisões podem impactar diretamente os retornos dos investidores e a saúde financeira das instituições que representam. Conclusão Entender as diferenças e as funções de Investment Banking, Private Equity e Portfolio Management é essencial para qualquer empresa que busca crescer, captar recursos, ou simplesmente se posicionar de maneira competitiva no mercado. Esses conceitos, embora distintos, são complementares e podem ser utilizados em conjunto para criar estratégias de crescimento robustas e sustentáveis. Para empreendedores e gestores que desejam se aprofundar nesses temas e aprender na prática como aplicar esses conceitos em suas empresas, cursos especializados oferecem uma excelente oportunidade para adquirir o conhecimento necessário. O investimento em educação pode ser o primeiro passo para transformar oportunidades de mercado em realidades lucrativas.

Sistema 1 e Sistema 2 – o que é isso e como isso afeta a tomada de decisão?

 

Sistema 1 e Sistema 2 – o que é isso e como isso afeta a tomada de decisão? 

  Os psicólogos se interessam há várias décadas sobre a maneira de nosso cérebro funcionar e tem desenvolvido diversas teorias acerca do tema. Um dos modelos de pensamento que ganhou mais destaque foi o proposto pelos psicólogos Keith Stanovich e Richard West e descrito por Daniel Kahneman em seu livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”Kahneman propõem que há dois sistemas de processamento cerebral, o sistema 1, que é rápido, paralelo, automático, inconsciente e dirigido por emoções e associações, e o sistema 2, que é lento, sequencial, deliberativo, baseado em regras e que utiliza cálculos conscientes para chegar a decisões.   
   Sistema 1 e 2 não são partes do nosso cérebro, são apenas uma maneira abstrata de entender seu funcionamento. Executivos acham que sistema 2 é predominante na tomada de decisãoafinal é o lado mais consciente e racional do nosso ser, porém, na realidade, é o sistema 1 o responsável por 90% das nossas decisõesÉ ele quem gera sem esforço as impressões e sentimentos que norteiam nossas escolhas.    As milhares de operações automáticas do 1 geram milhares de padrões complexos por dia, e o lento sistema 2 tenta construir uma sequência ordenada de pensamentos em cima deles. Mas como o Sistema 2 é lento, ele filtra e processa um número muito pequeno de impressões geradas pelo Sistema 1.  Alguns exemplos do que o Sistema 1, o intuitivo automático, faz: 
  • Detecta que um objeto está mais perto que outro;
  • Procura de onde veio um som estridente que você acabou de ouvir;
  • Completa a frase “arroz e...”;
  • Faz a cara de nojo quando vê uma foto nojenta;
  • Detecta hostilidade em uma voz;
  • Responde a “2+2=...?”;
  • Lê as manchetes do jornal;
  • Dirige um carro por uma rua vazia;
  • Reconhece que “faz, faz, faz Carrefour” se refere a um supermercado.
  Já o Sistema 2, o lento racional, faz: 
  • Sai correndo em uma corrida quando ouve o grito “já!”;
  • Procurar uma mulher com cabelo branco na multidão;
  • Mantem-se caminhando em um passo mais rápido que o seu natural; 
  • Monitora seu comportamento em um ambiente social pra não cometer nenhuma gafe; 
  • Contar quantas letras “a” tem em uma pagina;
  • Estacionar em uma vaga apertada;
  • Preencher seu imposto de renda; 
  • Analisa evidencias de um crime de forma a determinar se determinado réu é culpado ou inocente; 
  • Olha demonstrativos contábeis pra ver se uma empresa melhorou ou piorou seu risco de crédito.
  Toda as atividades que você tem que parar, prestar atenção, dependem do Sistema 2 você vai performar mal se estiver fazendo outra coisa ou não souber como fazer. O sistema 2 tem a capacidade de mudar o que o sistema 1 automaticamente nos diz. Ele funciona como uma espécie de filtro das impressões geradas pelo primeiro sistema, corrigindo impressões falsas. Mas como é lento, sua capacidade de filtrar é muito pequena comparada com as milhares de impressões que o Sistema 1 gera.   Considerando a limitação do nosso sistema 2, devemos treinar o nosso cérebro de maneira a conseguir alocar a nossa energia para tomar uma decisão. Quer aprender como usar o Sistema 1 e Sistema 2 com eficiência? Quer melhorar o processo de tomada de decisão? O curso Teoria da Decisão, da FK Partners, foi criado pra isso. Ele aborda decisões individuais e em conjunto, o papel da diversidade na tomada de decisão, nudging e muito mais. Clique aqui e saiba mais.    Publicado 16/03/2020  

Guia definitivo: Como tomar decisões com estratégias de Análise de Crédito

A análise de crédito é uma habilidade crucial no universo financeiro contemporâneo. Este artigo destaca as competências essenciais necessárias para avaliar riscos financeiros e determinar a viabilidade de concessão de crédito.   Por que a análise de crédito é fundamental? A Análise de Crédito é uma peça fundamental no cenário financeiro. Avaliar o crédito de maneira apropriada é essencial para tomar decisões financeiras sólidas. Entender os riscos associados e a capacidade de pagamento dos solicitantes é crucial tanto para instituições financeiras quanto para empresas. Essa análise minuciosa não apenas fortalece a base financeira, mas também contribui para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo.   Habilidades essenciais para uma análise precisa

  • Entendimento profundo dos indicadores financeiros
Ter um entendimento profundo dos indicadores financeiros é crucial para qualquer profissional ou empresa. Dominar a interpretação de demonstrativos financeiros, que envolve uma análise minuciosa de balanços, demonstrativos de resultados e fluxos de caixa, proporciona uma visão clara da saúde financeira e do desempenho de uma organização. Essa habilidade não apenas aprimora a tomada de decisões, mas também é essencial para avaliar a viabilidade e o potencial de crescimento.  
  • Avaliação de histórico de pagamentos
Avaliar o histórico de pagamentos passados é uma prática valiosa que proporciona insights cruciais sobre o comportamento financeiro de um indivíduo ou empresa. Essa análise minuciosa dos registros de pagamento oferece uma visão clara sobre a pontualidade, consistência e responsabilidade financeira do solicitante. Essas informações são fundamentais para instituições financeiras e empresas ao tomarem decisões informadas sobre concessão de crédito e estabelecimento de parcerias comerciais.  
  • Análise de riscos e recompensas
A análise de riscos e recompensas é uma habilidade-chave na avaliação de crédito. É essencial ponderar cuidadosamente os riscos potenciais em comparação com as possíveis recompensas ao conceder crédito a indivíduos ou empresas. Isso inclui a avaliação da estabilidade do emprego, a situação econômica geral e outros fatores relevantes. Essa abordagem estratégica permite tomar decisões informadas, equilibrando os benefícios desejados com a minimização dos riscos associados.  
  • Viabilidade de concessão de crédito
A compreensão profunda das estratégias de análise de crédito é fundamental para determinar a viabilidade de conceder crédito. Essa análise minuciosa não apenas protege a instituição ou empresa contra possíveis perdas, mas também desempenha um papel crucial na promoção da saúde financeira geral. Ao avaliar cuidadosamente os indicadores financeiros, histórico de pagamentos, riscos e recompensas, a decisão de conceder crédito torna-se mais informada e alinhada com os objetivos financeiros da organização. Ao adquirir estas competências, você não apenas fortalece sua base financeira, mas também contribui para o sucesso a longo prazo da sua organização. Seja você um profissional ou uma empresa, a aplicação dessas estratégias de análise de crédito pode impactar positivamente suas decisões financeiras e parcerias comerciais.   Se você busca aprimorar suas habilidades e elevar sua capacidade de tomar decisões financeiras sólidas, considere os cursos oferecidos pela FK Partners. Nossos programas são elaborados com precisão para proporcionar conhecimentos práticos e especializados no campo da análise de crédito. Ao investir em seu desenvolvimento profissional, você não apenas se destaca no mercado, mas também constrói um caminho sólido para o crescimento e sucesso contínuos.   Não perca a oportunidade de explorar os benefícios exclusivos oferecidos pela FK Partners. Visite nosso site para conhecer mais sobre nossos cursos e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar novos patamares em sua carreira e no mundo financeiro. Junte-se a nós na jornada rumo a um futuro onde o conhecimento não conhece limites.