Por que entender de modelagem financeira?

Escrito por:

Marketing FK

A atual conjuntura econômica, marcada por recessão e alta competitividade no mercado, exige que as empresas busquem atrair novos investidores e aportes de capital. Para isso, é fundamental que o empreendimento demonstre que tem potencial e apresenta boas projeções para o futuro.

É nesse contexto que, nos últimos anos, a procura por profissionais especializados em modelagem financeira vem aumentando. Atualmente, esse tipo de conhecimento é primordial para atuação satisfatória no mundo dos negócios.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com as principais informações sobre modelagem financeira — o que é, quais são as suas vantagens e por que vale a pena fazer uma especialização na área. Acompanhe!

O que é modelagem financeira?

A modelagem financeira consiste em um conjunto de técnicas usadas por empreendedores e analistas financeiros com o objetivo de projetar a realidade e o risco de um negócio no longo prazo.

Essencialmente, um modelo financeiro é um modelo matemático criado para representar a realidade de um ativo financeiro, empreendimento ou mercado de forma simplificada. Com esses dados, será possível prever o seu desempenho no futuro e orientar os investidores e empresários para que tomem decisões mais acertadas.

As principais técnicas que envolvem a modelagem financeira baseiam-se na construção e organização de dados numéricos e equações que simbolizam a versão simplificada da realidade do investimento.

Informações positivas significam maior grau de atratividade de investidores para o negócio.

Por que o conhecimento em modelagem financeira é um diferencial no mercado de trabalho?

A capacidade de criar e entender modelos matemáticos é um grande diferencial para o profissional que deseja traçar a capacidade de sobrevivência e valorização de um negócio ou investimento, avaliando o seu desempenho no longo prazo.

Assim, a modelagem financeira pode ser aplicada nas mais diversas áreas, tais como:

– consultoria: realizar diagnósticos da situação financeira de empresas e propor estratégias de crescimento;

– portfólio management em bancos e fundos: compreender e identificar mudanças na economia, tomando decisões sobre investimentos;

– private banking: auxiliar o cliente a montar a melhor carteira de produtos financeiros;

– grandes corporações: avaliar e contabilizar possíveis aquisições;

– equity research: a modelagem financeira facilita as pesquisas de analistas sell-side e buy-side na projeção do desempenho de organizações.

Por que vale a pena fazer uma especialização na área?

Para que o profissional seja bem-sucedido na área de modelagem financeira, é altamente recomendável que ele busque uma especialização.

Com a finalidade de desempenhar essa tarefa, será necessário que o analista desenvolva fortes habilidades organizacionais e profunda compreensão de conceitos de contabilidade e finanças.

Além disso, será esperado que, ao final de suas investigações, ele possa criar um modelo dinâmico e prático para avaliar as projeções e resultados do investimento.

Se quiser se destacar no mercado, o profissional deve buscar uma especialização que contemple em sua grade os seguintes conteúdos:

– FSM (modelagem de demonstrações financeiras no Excel) — software e aplicativo de melhor acesso e facilidade de uso pelo cliente;

– valuation — modelagem de fluxo de caixa descontado (DCF) no Excel e múltiplos;

– modelagem de aquisições alavancadas (Leveraged Buy Outs);

– M&A Modeling — avaliação da empresa-alvo;

– noções de Investment Banking;

– modelagem de projetos de geração de energia elétrica em todas as suas fases;

– modelagem de análise de crédito.

A formação de um analista especializado em modelagem financeira deve ser voltada para a solução de problemas do mundo real por meio de modelos matemáticos e tratamento numérico dos resultados.

Assim, são imprescindíveis a atualização e a reciclagem de competências para identificação de oportunidades, riscos e compreensão do comportamento do mercado.

Gostou de saber como a modelagem financeira pode ser uma excelente opção para o seu aprimoramento profissional? Então, não deixe de entrar em contato com a FK Partners para conhecer as nossas especializações!

 

Publicado em 13/07/2017

Compartilhar:

Artigos Relacionados

investimento alternativo em tênis

Um Par de Tênis Pode ser um Investimento Alternativo?