4 dicas para ser um profissional atualizado constantemente

Escrito por:

Raphael Palone, CFP, CGA e MSc

Sócio e professor FK

Mestre em economia pela The London School of Economics and Political Science (LSE).

 

O mercado de trabalho está ficando cada vez mais exigente, por isso, ser um profissional atualizado é imprescindível para garantir sua competitividade e sucesso. Destacar-se no meio de tantos profissionais é um desafio constante enfrentado pelo profissional, que deve buscar qualificação e não poupar esforços para conseguir seu próprio desenvolvimento.

A disputa no mercado de trabalho é grande e mesmo aqueles que já têm uma carreira estabilizada precisam estar em dia com as novidades do seu segmento. Nos tempos de hoje em que mudanças ocorrem rapidamente, quem não é capaz de acompanhá-las acaba ficando para trás e perdendo boas oportunidades de crescimento profissional.

Por outro lado, o profissional atento, que procura constantemente atualizar seu currículo e aperfeiçoar suas habilidades, é o mais procurado e valorizado pelas empresas. As necessidades que o mercado impõe variam o tempo todo e as empresas buscam profissionais que acompanham essas atualizações, seja no momento de uma nova contratação ou na hora de revisar o quadro de funcionários.

Você não quer ficar para trás e perder boas oportunidades, não é mesmo? Então veja as dicas que preparamos para que você sempre seja um profissional atualizado!

1. Invista em qualificações formais

Investir em cursos de especialização e atualização é um hábito que indica boas qualidades a respeito do profissional. Hoje em dia as empresas procuram por profissionais que tenham algo além do curso de graduação em seu currículo.

Para isso, é importante estar atento às necessidades da sua área de atuação e aos seus objetivos para investir nos cursos que te proporcionarão maior competitividade. Por exemplo: se você atua em uma das áreas do planejamento financeiro pessoal e está em busca de um bom preparo para o exame CFP, um ótimo curso seria o Certified Financial Planner oferecido pela FK Partners.

2. Participe de congressos e eventos

Além de serem ótimos locais para estabelecer novas conexões em seu networking e, claro, fortalecer as antigas, os eventos do seu segmento também são ideais para se manter ciente das novidades.

Fique atento aos congressos, seminários, palestras e workshops mais importantes da sua área, neles você terá acesso às novas ideias, pesquisas e tendências de mercado do seu setor. Esse conhecimento fará grande diferença no seu currículo.

3. Aprenda outro idioma

Falar mais de um idioma já é um requisito obrigatório para os profissionais de muitas empresas, porém, para quem não pratica com frequência, a fluência pode acabar se perdendo com o tempo. Por isso, mesmo os profissionais que já possuem um curso de línguas não devem se descuidar, afinal, é a prática que leva a perfeição.

Outro fator decisivo para um profissional atualizado é não se contentar apenas com o inglês. Procure investir também em outros idiomas que estejam mais presentes no seu segmento, isso contará muitos pontos no seu currículo e te deixará na frente da concorrência.

4. Participe de grupos temáticos

As redes sociais, como Facebook e LinkedIn, também podem ser grandes aliadas do bom profissional atualizado. Para aproveitar o potencial que elas disponibilizam, uma boa dica é participar de grupos temáticos.

Nesse tipo de grupo é possível participar de discussões relevantes sobre temas relacionados à sua área de atuação, além de ser um bom local para troca de informações, experiências profissionais, opiniões e novidades. Também é uma boa oportunidade para ampliar seu networking.

Agora que você já sabe como ser um profissional atualizado, não perca tempo e coloque as nossas dicas em prática! E não se esqueça de contar para nós: o que você faz para se atualizar profissionalmente?

 

 

Publicado em 13/07/2017

Compartilhar:

Artigos Relacionados

investimento alternativo em tênis

Um Par de Tênis Pode ser um Investimento Alternativo?