Por que é necessário ter a certificação PQO para atuar na bolsa?
O mercado de capitais pode ser comparado com uma grande feira, onde ao invés de se comercializar produtos como frutas e verduras, são negociados títulos e instrumentos financeiros. Os títulos são em geral emitidos por grandes empresas e dão direito a uma participação dos lucros futuros, como ações, ou a uma remuneração fixa, como debêntures e notas promissórias.
Apesar do canal bancário ainda ser a principal fonte de financiamento das empresas no Brasil, o mercado de capitais brasileiro vem crescendo a passos largos. Este crescimento vem sendo impulsionado pelo fato de que captar recursos pelo mercado de capitais costuma ser mais barato que através de bancos. O mercado de capitais estabelece uma ponte direta entre o poupador e a empresa, eliminando o lucro do intermediário bancário.
Para que as negociações possam funcionar na Bolsa de Valores, assim como em uma feira, é necessário que haja conhecimento do comprador sobre os produtos que está comprando da mesma forma que o vendedor deve ter plena consciência do que está vendendo. São necessárias regras que deixem claras as permissões e restrições de toda e qualquer negociação assim como conhecimento sobre os títulos e instrumentos financeiros negociados.
É neste contexto que surgiu o programa de certificação PQO. A certificação busca elevar o nível dos profissionais do mercado de capitais. A B3 S.A também conhecida como “Brasil. Bolsa. Balcão.” é responsável, entre outras coisas, por administrar esta enorme feira. A B3 tornou praticamente obrigatória a certificação PQO para os profissionais de instituições financeiras que promovem o acesso aos mercados administrados pela B3. Estes profissionais estão espalhados em corretoras, distribuidoras e bancos.
Portanto, se você quer trabalhar na área de back office, risco, operações, ou mesa no mercado de capitais, o PQO pode ser um grande diferencial. As corretoras, distribuidoras e bancos preferem contratar alguém que já tenha o PQO, do que treinar profissionais. Agora, se você já trabalha em uma instituição financeira promovendo o acesso ao mercado de capitais, o PQO é imprescindível para você manter o seu emprego.
O curso do PQO também pode ajudar quem trabalha ou quer trabalhar em gestão de ativos ou asset management. O curso ajuda a entender profundamente as regras de negociação da B3, o que é essencial para quem opera rotineiramente na Bolsa.
Venha fazer o curso preparatório para o PQO conosco! Clique aqui e saiba mais. Em caso de dúvidas, entre em contato através do nosso WhatsApp que iremos te ajudar a decidir se este é o próximo passo para a sua carreira.