Porque gerentes de relacionamento bancário se tornam agente autônomos?
O trabalho do gerente de relacionamento bancário não é tão diferente do de um agente autônomo de investimentos...
Saber o que é e como aplicar o Project Finance Modeling (Projeto de Modelagem Financeira) é muito importante para quem atua nessa área e precisa ter informações relevantes sobre a valorização e a capacidade de sobrevivência de um investimento ou negócio.
A implantação do Project Finance Modeling tem como foco oferecer dados numéricos que possibilitem a previsão do futuro desempenho do empreendimento, a fim de orientar a tomada de decisões dos envolvidos.
Neste artigo, falaremos sobre o tema e abordaremos sua relevância para a atuação no setor financeiro. Acompanhe e esclareça suas dúvidas.
Atualizado em 09 | ago Tempo de Leitura 5 min.
Um Project Finance Modeling é um modelo matemático desenvolvido por profissionais de tesouraria, analistas de bancos de bancos e demais profissionais especializados, que tem como objetivo fazer uma representação da realidade de um ativo financeiro. Esse relatório deve apresentar todas as informações que comprovem a viabilidade do projeto de maneira detalhada para investidores e acionistas.
O projeto de modelagem financeira faz parte de um processo gerencial maior e pode ser implantado com o propósito de levantar fundos para obras com alto valor de execução, por exemplo.
Diante da complexidade do mercado atual, é preciso construir modelos que facilitem a compreensão de sua dinâmica e estrutura. O Project Finance Modeling é útil para tomadas de decisões, tanto em curto como em longo prazo. Suas aplicações incluem fatores, como:
– Avaliação dos negócios e do fluxo de caixa;
– Cálculo de custo médio ponderado do capital — Weighted Average Cost of Capital (WACC);
– Análise de balanços;
– Projeção de crédito;
– Projeção de projetos e investimentos;
– Projeção de aquisição;
– Projeção de equilíbrio econômico e financeiro;
– Projeção do capital.
Com a modelagem financeira, é possível fazer uma estimativa de resultados do empreendimento, assim como simular cenários diversos e o impacto de cada um deles nas variáveis financeiras, operacionais e no cenário da economia do país, por exemplo.
Entre as principais vantagens da modelagem financeira, podemos listar:
– Operação com escala econômica;
– Juros da dívida dedutíveis;
– Avaliação de riscos melhorada;
– Garantias tradicionais substituídas por garantias de desempenho;
– Fluxo de caixa liberado;
– Melhor alocação de riscos.
Para ser um especialista em modelagem financeira, é preciso fazer um curso de especialização na área, no qual serão apresentadas técnicas de compreensão aprofundada dos conceitos de finanças e contabilidades.
O profissional deve ter um perfil dinâmico, organizado e analítico, uma vez que deverá projetar a solução para problemas reais com base nos resultados obtidos em seu modelo de projeto financeiro.
As áreas de atuação podem ser diversas, incluindo bancos, consultoria, análise de possíveis aquisições e projeções de desempenho de organizações e empresas. No cenário econômico atual, em que as empresas precisam, cada vez mais, mostrar-se capazes e competitivas, esse profissional apresenta extrema importância e valorização.
Neste artigo, falamos sobre a importância do Project Finance Modeling na hora de definir e organizar investimentos que tornem a empresa mais competitiva e lucrativa, como a modelagem financeira, a realização de importantes projetos de infraestrutura e a parceria público-privada.