Como redigir cartas de apresentação para estudo no exterior
Conheça os modelos mais pedidos pelas instituições e como escrevê-los bem. São diversas as...
Os psicólogos se interessam há várias décadas sobre a maneira de nosso cérebro funcionar e tem desenvolvido diversas teorias acerca do tema. Um dos modelos de pensamento que ganhou mais destaque foi o proposto pelos psicólogos Keith Stanovich e Richard West e descrito por Daniel Kahneman em seu livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”. Kahneman propõem que há dois sistemas de processamento cerebral, o sistema 1, que é rápido, paralelo, automático, inconsciente e dirigido por emoções e associações, e o sistema 2, que é lento, sequencial, deliberativo, baseado em regras e que utiliza cálculos conscientes para chegar a decisões.
O Sistema 1 e 2 não são partes do nosso cérebro, são apenas uma maneira abstrata de entender seu funcionamento. Executivos acham que o sistema 2 é predominante na tomada de decisão, afinal é o lado mais consciente e racional do nosso ser, porém, na realidade, é o sistema 1 o responsável por 90% das nossas decisões. É ele quem gera sem esforço as impressões e sentimentos que norteiam nossas escolhas.
As milhares de operações automáticas do 1 geram milhares de padrões complexos por dia, e o lento sistema 2 tenta construir uma sequência ordenada de pensamentos em cima deles. Mas como o Sistema 2 é lento, ele filtra e processa um número muito pequeno de impressões geradas pelo Sistema 1.
Alguns exemplos do que o Sistema 1, o intuitivo automático, faz:
Já o Sistema 2, o lento racional, faz:
Toda as atividades que você tem que parar, prestar atenção, dependem do Sistema 2 e você vai performar mal se estiver fazendo outra coisa ou não souber como fazer. O sistema 2 tem a capacidade de mudar o que o sistema 1 automaticamente nos diz. Ele funciona como uma espécie de filtro das impressões geradas pelo primeiro sistema, corrigindo impressões falsas. Mas como é lento, sua capacidade de filtrar é muito pequena comparada com as milhares de impressões que o Sistema 1 gera.
Considerando a limitação do nosso sistema 2, devemos treinar o nosso cérebro de maneira a conseguir alocar a nossa energia para tomar uma decisão. Quer aprender como usar o Sistema 1 e Sistema 2 com eficiência? Quer melhorar o processo de tomada de decisão? O curso Teoria da Decisão, da FK Partners, foi criado pra isso. Ele aborda decisões individuais e em conjunto, o papel da diversidade na tomada de decisão, nudging e muito mais. Clique aqui e saiba mais.
Publicado 16/03/2020