Três motivos para se tornar um CFA®

Escrito por:

Vanessa, marketing FK

Neste conteúdo iremos explicar o que é o CFA® e listar os três principais motivos pelos quais você deveria tirar a certificação mais cobiçada do mercado financeiro. Não tenha mais dúvidas sobre a relevância da certificação CFA® para a sua carreira e o seu currículo!

Imagem mostra rapaz com papel na mão analisando algum documento

O que é a certificação CFA®

O CFA®, sigla para Chartered Financial Analyst, é uma certificação internacional para profissionais que querem trabalhar como analista financeiro ou de investimentos. Ela é conhecida como uma das certificações mais difíceis de serem conquistadas em todo o mundo, por isso, aqueles que a obtém, comprovam que possuem amplo conhecimento sobre o mercado financeiro.

Aceita em vários países, a certificação CFA® possibilita que os profissionais atuem prestando consultoria de investimentos nas instituições bancárias e empresas situadas no exterior. Além disso, um profissional com CFA® pode exercer outras atividades, como:

– Investment Banking;

– Portfolio Manager;

– Sell-Side Analyst;

– Private Banking;

– General Partner;

– Private Equity.

Faz-se importante ressaltar que o exame possui padrão internacional, ou seja, as provas contêm exatamente as mesmas perguntas para todos os países e muitas vezes ocorrem simultaneamente.

Por que se tonar um Chartered Financial Analyst — CFA®?

1 — Alto reconhecimento de profissionais com a certificação

A certificação CFA® assegura que o profissional realmente detém amplo conhecimento sobre o mercado financeiro. No Brasil, os 1.200 profissionais que possuem essa certificação no currículo são extremamente disputados em seus campos de atuação.

2 — Possibilidade de atuar em instituições fora do país

Como a certificação CFA® possui padrão internacional, ela é aceita em instituições localizadas no exterior. Em função disso, essa é a certificação ideal para quem busca posições no mercado financeiro da Europa e dos Estados Unidos.

3 — Altos salários

Dependendo do nível de experiência, o salário anual gira em torno de US$ 51 mil para profissionais com menos de um ano de atuação, enquanto profissionais com vasta experiência podem receber um salário de aproximadamente US$ 119 mil.

Como se tornar um Chartered Financial Analyst — CFA®? 

A realização da prova é bastante rigorosa no que diz respeito aos seus pré-requisitos. Para obtenção da certificação é necessária aprovação em três etapas, que são:

– passar nos três níveis do exame;

– aderir ao Código de Ética; e

– comprovar no mínimo quatro anos de experiência com investimentos.

O nível de aprovação da certificação é baixo: cerca de 10% a 20% dos candidatos são aprovados. De acordo com relatos, a maior dificuldade dos candidatos em relação ao exame não é o nível de complexidade, mas sim o volume de conteúdo a ser estudado.

56% dos aprovados no exames foram alunos da FK Partners.

Diante disso, estudar em uma excelente escola preparatória pode ajudar a alcançar essa tão sonhada certificação. Conheça o curso de CFA® da FK Partners e participe de aulas dinâmicas com professores experientes e qualificados!

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Certificação CFP®, entenda como funciona e por que ela é importante