PQO – Conheça as 5 modalidades

Escrito por:

Raphael Palone, CFP, CGA e MSc

Sócio e professor FK

Mestre em economia pela The London School of Economics and Political Science (LSE).

A certificação PQO é um programa da B3 que atesta o conhecimento nas diversas áreas de atuação e mantém uma atualização contínua de quem atua em mercados administrados por ela.

A prova de certificação é em computador e feita nas dependências da B3 Educação em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de centros de teste em Porto Alegre e em Belo Horizonte. A certificação tem 60 questões e a recertificação tem 30 , ambas de múltipla escolha e o nível das questões e os assuntos abordados variam para cada função.

A prova tem duração de 3 (três) horas. O profissional será considerado aprovado se acertar, no mínimo, 60% das questões. Pode-se usar a calculadora eletrônica HP12C.

Por lidarem com diferentes funções, há várias modalidades de PQO. Veja aqui a mais indicada pra você.

PQO Operações: Aplica-se aos profissionais que realizam a intermediação de operações nos sistemas da B3. Na prática é a pessoa que zela para que se debite a conta do comprador das ações e que se credite à mesma pessoa as próprias ações e que o vendedor receba o crédito do $$ na sua conta e que as ações desapareçam de sua posição.

PQO Compliance: Aplica-se aos profissionais responsáveis pela supervisão dos procedimentos e dos controles internos das corretoras. Extremamente importante para evitar fraudes, lavagens de dinheiro, constituição de garantias inexistentes ou falsas, clientes fantasmas, etc.

PQO Risco: Aplica-se aos profissionais responsáveis pelo monitoramento do risco nas operações realizadas nos mercados e sistemas da B3. Eles olham percentuais de chamada de margem, salvaguardas e alçadas para liberação de certos procedimentos.

PQO Comercial: Aplica-se aos profissionais responsáveis pela distribuição dos produtos negociados por meio da B3. São as pessoas que estão em contato direto com os clientes, recebendo ordens de compra e venda.

PQO Back Office: Aplica-se aos profissionais responsáveis pelas atividades de liquidação, registro, controle de garantias, custódia e cadastro de clientes. Talvez a modalidade mais completa e mais difícil, da prova, vê o processo completo de liquidação e registro de uma operação na Bolsa. A modalidade Back Office desdobra-se em 3: Custódia, Liquidação e Registro.

  • PQO Custódia: Aplica-se aos profissionais de back office que realizam apenas atividades relativas à custódia nos respectivos sistemas da B3.
  • PQO Liquidação: Aplica-se aos profissionais de back office que realizam apenas atividades relativas à liquidação das operações realizadas nos respectivos ambientes da B3.
  • PQO Registro: Aplica-se aos profissionais de back office que realizam apenas atividades relativas ao registro das operações realizadas nos ambientes da B3.

A FK Partners treina profissionais para todas as modalidades de PQO. Cursos presenciais e online. Consulte-nos para entender qual o melhor módulo para sua carreira.  

Por Raphael Palone
Publicado em 16/08/2018

Compartilhar:

Artigos Relacionados