5 dicas para quem quer seguir carreira no mercado financeiro

Escrito por:

Marketing FK

Para quem quer ter uma carreira no mercado financeiro, há uma demanda de profissionais habilitados e preparados para assumirem cargos dentro desse setor. Os salários são atrativos, porém, as exigências são extensas.

Além de obter certificações específicas, cada vez mais essenciais — e até mesmo obrigatórias —, o profissional precisa se esforçar ao máximo para conquistar uma carreira exemplar.

Quem se destaca no mercado financeiro é quem faz negociações com qualidade, ou seja, é quem estuda e busca se atualizar sempre, sendo, de uma certa forma, um expert em tudo que envolve seu trabalho. Além disso, é cada vez maior o número de empresas ligadas ao setor financeiro em busca de pessoas que não tenham medo de arriscar.

O mercado financeiro está em constante crescimento e, com o avanço tecnológico, está cada vez mais acessível. Preparamos algumas dicas para quem quer ingressar nesse meio. Continue a leitura e saiba mais.

1. Tenha disponibilidade e persistência

Esse não é um tipo de carreira que segue uma base tradicional, na qual você trabalha das 8h às 18h, de segunda a sexta. Esqueça isso! O mercado financeiro é exigente e uma boa negociação pode acontecer na segunda de madrugada ou no sábado à tarde.

Além disso, é necessário ter uma boa relação com os números e uma ótima capacidade analítica. Tudo isso pode parecer cansativo, mas, com persistência, o retorno financeiro vem e bons dias de férias tendem a ser uma realidade.

2. Conheça a história de outros profissionais

Muitas pessoas se destacaram na história do mercado financeiro. Desde jovens de 20 e poucos anos até pessoas com mais de 30 anos de experiência. Conheça a história deles, se inspire e aprenda. Contudo, não deixe de ser autêntico e acreditar que poderá ser a inspiração de alguém um dia.

3. Aumente a sua rede de relacionamentos

Se você ainda não conhece ninguém ligado ao setor, uma boa dica é a busca por grupos no LinkedIn, em que você também poderá encontrar algumas chances de emprego, além de fazer um primeiro contato com outros profissionais.

Um bom networking pode ser a chave para se destacar nesse meio tão competitivo, mas, antes de expor seu currículo, tenha certeza de que seus conhecimentos são consistentes e atualizados.

4. Escolha uma área de atuação

Das oportunidades existentes no mercado financeiro, algumas profissões têm se destacado nos últimos anos. No levantamento da Exame, em 2017, entre as carreiras promissoras que estão no topo da lista podemos verificar muitas ligadas às finanças, como

  • analista financeiro: precisa ter conhecimentos nas áreas de finanças, contábeis e tributos, ter senso de oportunidade e capacidade analítica;
  • controller: formação em contábeis, administração ou economia e especialização em finanças ou controladoria. É importante ter uma base sólida de contabilidade e em assuntos ligados ao setor fiscal;
  • gerente de compliance: profissão que busca por profissionais com alta capacidade analítica de interpretação de dados. A formação inicial está nas áreas de administração, economia, contábeis e TI.

Outras profissões que se destacaram em 2017 e tendem a continuar chamando a atenção de quem quer fazer carreira no mercado financeiro são: trader, analista de investimentos, gestor de M&A, entre outras.

5. Faça cursos e busque especializações na área

O profissional que busca uma carreira promissora precisa se qualificar. Algumas especializações  podem impactar a sua presença no mercado. Entre elas estão: CFP; CFA; CGA; CNPI; CPA-10 e CPA-20.

Quanto mais especializações e certificações o profissional obtiver, maiores serão as chances de ele se destacar. Naturalmente, esses estudos precisam estar de acordo com os objetivos de carreira.

Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre para seus amigos o que você descobriu sobre as chances da carreira no mercado financeiro!

 

Publicado 06/12/2017

Compartilhar:

Artigos Relacionados